Procedimentos desnecessários no recém nascido



Nós convidamos nossa amiga Acácia Lima, fundadora da Somos Mães para compartilhar um pouquinho de seu conhecimento aqui no Blog Amice. A Acácia ministra cursos para mamãe e papais de primeira viagem e falou um pouquinho sobre os procedimentos desnecessário para o recém-nascido. 
 

Durante toda a gestação você se pergunta milhares de coisas. As dúvidas são muitas, tudo é novo. Seu corpo está em plena mudança e, além de alguns medos, você já sente um forte sentimento de proteção.

O parto é, normalmente, o maior mistério para a gestante. Mas, e depois? O que acontece assim que o bebê nasce?

Todas as maternidades possuem protocolos, importantes até mesmo para organizar, dado o grande volume de nascimentos no dia-a-dia hospitalar.

Alguns protocolos, entretanto, são completamente desnecessários e você deve se informar antes sobre eles. Caso você não queira que determinado procedimento seja realizado no seu bebê deve deixar bem clara sua decisão através do plano de parto (veja modelo aqui).

Meu filho nasceu, e agora?

Além do contato imediato com o seu bebê para que ele reconheça seu corpo, seu cheiro, seu batimento cardíaco e ir para o seu peito (hora de ouro), observe abaixo alguns procedimentos desnecessários na chegada do recém nascido:

1. Corte prematuro do cordão umbilical: a OMS recomenda esperar entre um a três minutos após o parto para o corte do cordão umbilical de todos os recém-nascidos; 

2. Nitrato de prata: se o exame de cultura endovaginal der negativo a gonorréia não autorize o uso de nitrato de prata em seu bebê, pois, além de desnecessário, causará uma conjuntivite química;

3. Aspiração: desnecessária em bebês saudáveis, essa prática é uma violência e uma invasão;

4. Banho: o bebê nasce com uma camada esbranquiçada chamada vérnix. O vernix é absorvido pela pele e normalmente desaparece sozinho em até 24 horas.

Visitar a maternidade com antecedência e certificar-se dos protocolos do hospital é fundamental para que não haja nenhuma surpresa desagradável durante o período mais delicado e mágico da sua vida e da vida do seu bebê.

Acácia Lima, fundadora da Somos Mães.

Participe do Curso para Gestantes SMPV, a próxima turma será no dia 16 de fevereiro de 2019.
A Somos Mães é uma organização não-governamental a favor da maternidade.

Comentários

Postagens mais visitadas